Novas regras e coletivos artísticos são destaques no quarto A (p)Arte da Vez


Para Agência Universitária de Notícias e reproduzido em Meu Copo de Café

Próxima quarta-feira (28), às 20 horas, o Teatro da USP (Tusp) lança a quarta edição da revista aParte, publicação de debates teatrais. Acompanhando o lançamento, haverá a quarta edição da A (p)Arte da Vez, uma assembleia de manifestações artísticas. A primeira edição, ocorrida em dezembro do ano passado, foi tida pela crítica como o acontecimento teatral do ano. De acordo com Ferdinando Martins, vice-diretor do Tusp, a opção por unir os eventos se dá para que “o lançamento da revista seja não-tradicional”.

A iniciativa é uma reunião de coletivos e grupos não necessariamente teatrais em que cada grupo deve realizar uma proposição artística. Deise “Dedé” Abreu Pacheco, Orientadora de Arte Dramática do Tusp, pontua, no entanto, que não se trata de um jogo de improviso. Ela explica que o evento é uma assembleia, onde as pessoas se reúnem para discutir um tema em comum.

A diferença é o modo como esse tema é discutido: em vez de ser uma fala, é uma apresentação. Por exemplo, se um grupo de grafiteiros – como já aconteceu – for fazer sua proposição, eles não vão falar, vão grafitar. “Todos fazendo uma proposição, depois vira uma espécie de jam-session – aí é um diálogo”, explica Dedé. “Você faz uma coisa e eu respondo a essa coisa naquela hora. Aí sim entra o improviso”.

Para esta edição, algumas regras mudaram. O tempo para cada grupo realizar a proposição passou de 5 para 10 minutos e essa exposição deve convidar os outros grupos da assembleia à interação. Outra mudança: entra em cena a bandeira branca. Quando o tempo se esgotar ou o grupo sentir que é o momento para encerrar sua proposição (se não tiver atingido os 10 minutos ainda), basta levantar a bandeira branca. Por fim, não haverá ordem de apresentação, somente será sorteado o primeiro grupo a se apresentar.

Grupos diversificados

Entre as expressões artísticas dos 11 grupos que comporão este A (p)Arte da Vez estão artes visuais, dança, literatura, música e teatro. Essa heterogeneidade se reflete nos coletivos também. Vão desde grupos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) a até coletivos de outras universidades, como a Unesp e a Universidade Anhembi-Morumbi.

Alguns destes grupos, inclusive, se formaram por causa da assembleia. O “Coletivo Engenhoca do Rube”, grupo de alunos da Unesp que une teatro, música e literatura, é um deles. Na primeira edição do evento, era só um estudante de literatura. Depois, trouxe um amigo violonista. Hoje são um grupo.

Com Marcelo Stella não foi diferente. O estudante de literatura da FFLCH levou um texto que tinha escrito para estudantes de artes cênicas lerem. Agora, eles estão inscritos no próximo A (p)Arte… como “Coletivo XVII de Abril”.

Na primeira edição do evento, alguns grafiteiros ligados à Unesp grafitaram o fosso do Tusp. Na segunda, continuaram a peripécia. No terceiro A (p)Arte…, fizeram pôsteres e painéis. Eles inventaram um nome: Agravante e Os Cachorros do Mato. No entanto, outros “outros se juntaram e eles não sabiam o que fazer. Chamaram os outros de Famigerados”, conta Dedé em meio a risos. O nome do grupo ficou “Agravante Cachorro do Mato e Os Famigerados”.

Serviço

O A (p)Arte da Vez acontece no Tusp, dia 28, às 20 horas. A entrada é gratuita e a instituição tem convênio com o estacionamento Miriauto.
O Tusp fica na rua Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo.
Para maiores informações: (11) 3123-5233, blog www.tusp.blogspot.com ou site www.usp.br/tusp.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: