Na contramão


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e sua equipe divulgaram um plano para melhorar o tráfego… de carros. Um plano sem prazo nem previsão de custos. A justificativa? Reduzir congestionamentos e melhorar a qualidade do ar.

Insensatez é palavra mais razoável para isso tudo. O projeto se baseia em anéis concêntricos de vias expressas por toda a Grande São Paulo. Para que saia do papel, mudanças devem ser feitas na malha viária paulistana – algumas estão em andamento. Entre elas: a criação de mais faixas e a construção de pontes, viadutos e túneis. Ninguém precisa cursar Economia para perceber que o custo disto tudo será alto, muito alto. Isso sem contar com o aumento da impermeabilização do solo.

Os resultados pretendidos são pífios. Espera-se, na capital e na Grande São Paulo, redução de 35,7% e 24,1%, respectivamente,… dos engarrafamentos. Ou seja, assim que o projeto for finalizado a fila será um pouco menor. Além disso, com as novas vias e com mais carros passando por elas, se democratizará a poluição. Melhor espalhar uniformemente do que deixá-la mais ou menos concentrada, como está hoje, não é mesmo?

O anúncio vem em péssima hora e desnuda a política de transportes de Kassab. Enquanto o mundo se revela obsessivo por tecnologias limpas e pelo incentivo ao transporte público, em São Paulo a passagem de ônibus sobe para R$ 3,00 e recicla-se a ideia absurda criada nos anos 70. E ai daquele que ousar manifestar seu desagrado: toma bala de borracha da polícia.

Anúncios

3 Respostas para “Na contramão

  1. Leonardo 2 de fevereiro de 2011 às 18:23

    Detalhe: a Radial Leste na altura do Tatuapé possui quatro faixas em cada sentido – um espaço super apertado para passar com carro. Entretanto, é impossível adiconar uma outra faixa em cada pista porque temos a linha do metrô que segue a Radial Leste do centro até Itaquera. Ou seja: mais uma faixa (cinco?) num espaço que originalmente era para três?

  2. sandraoliveiramonteiro 1 de fevereiro de 2011 às 11:58

    O mais legal é que ele, agora, tb está querendo comandar a fila de bicicletas. Vai exigir o emplacamento das “bixinhas”, deve ser para arrecadar mais dinheiro com multas, porque sinceridade, dizer que há condições de locomover por bicicletas em São Paulo é quando se pretende virar comediante.

    Hum.E para não se deixar de comentar sobre os motorizados, já, já, teremos a documentação com chips. Possivelmente deve ser para escutarmos algum marronzinho ou guarda gritando: 1.234.991, entre na fila, você esta ultrapassando a faixa de tráfego, multa de R$ 500,00 por aumentar o congestionamento.(hahaha)

    E, desculpa pelo tamanho do comentário, Paulo, mas não dá não dá para não lembrar que o Kassab está prevendo aumentar a Radial Leste. O trânsito vai ficar bem menor…para as lesmas dos canteiros, ops, não há canteiros.

  3. Rodrigo 1 de fevereiro de 2011 às 11:14

    Aprendeu com o Salim!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: